A. O conhecimento como característica da humanidade
· O Homem distingui-se dos outros animais pois a maioria de suas ações e comportamentos são adquiridas pelo aprendizado, ou seja, pela capacidade de construir e transmitir conhecimento.
· O aprendizado é um fenômeno essencialmente social. Através dele é que um individuo pode se tornar humano.
· O aprendizado se realiza através de um sistema de símbolos que permite a apropriação do conhecimento.
· O Homem é capaz de transformar situações vividas, emoções, objetos diversos em imagem, símbolos com significado que são ordenados (separados ou agrupados) e que servem para compreender o mundo a sua volta.
· A esse conjunto de formas de agir, pensar, falar, compreender o mundo ao seu redor, chamamos cultura.
B. A Cultura humana como processo.
· A necessidade de compreender o mundo ao seu redor fez com que cada grupo humano desenvolvesse sua própria cultura. Assim, não existe uma cultura humana, mas diversas culturas.
· Como resultado desta necessidade de compreender o mundo ao seu redor, os sistemas simbólicos são constantemente renovados de acordo com novas necessidades e situações vividas pelo grupo.
C. A Ciência como forma de conhecer.
· Na antiguidade clássica a principal forma de compreender o mundo era a mitologia, que consistia em narrações sobre a criação e ordenação da realidade através do poder de deuses.
· Na Grécia, porém, surge a filosofia, que procurava questionar e investigar o mundo sem aceitar explicações pré-estabelecidas.A ciência é herdeira desta forma de conhecer.
Assim a ciência pretende fornecer explicação sobre o mundo ao redor e divide-se em áreas de conhecimento, segundo aquilo que pretende explicar ou compreender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário