A. Duas formas de avaliar as mudanças sociais.
· Apesar do otimismo, o desenvolvimento industrial europeu gerava, ao mesmo tempo, novos conflitos sociais: camponeses e operários organizavam-se exigindo mudanças políticas e econômicas.
· O pensamento positivista da época irá responder aos questionamentos e reivindicações com a noção de “ordem e progresso”.
· Haveria, então, dois tipos característicos de movimento na sociedade:
o Um levaria à evolução, transformando sociedades simples em mais complexas e evoluídas.
o Outro procuraria ajustar os indivíduos às condições estabelecidas para um melhor funcionamento da sociedade, atendendo aos anseios da maioria da população.
· Em ambos, as revoltas e conflitos deveriam ser contidas sempre que colocassem em risco a ordem estabelecida ou inibissem o progresso.
· Auguste Comte, pensador positivista, identificou dois movimentos vitais na sociedade:
o O “dinâmico”, que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização;
o O “estático”, que preservava os elementos de toda organização social. As instituições que mantêm coesão e garantem o funcionamento da sociedade, como família, religião, propriedade, linguagem, direito, etc.
· Comte avalia estes dois movimentos e privilegia o estático, ou seja, privilegia a conservação em detrimento da mudança. Na interpretação de Comte, o progresso deveria aperfeiçoar os elementos da ordem e não ameaçá-los.
B. Da filosofia social à sociologia.
· Dentre as explicações e interpretações sobre as sociedades surgidas no século XIX, é o Positivismo que deixa colaborações para dar origem a sociologia.
· O nome Positivismo tem origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Assim como as outras explicações da época buscou nas ciências naturais (biologia, química, física) os fundamentos para estudar a sociedade.
Auguste Comte, considerado pai da sociologia, à chamou anteriormente de “física social”. De suas análises é possível apontar a busca por leis gerais que ordenam a sociedade. Desta forma, ou seja, conhecendo as leis que regulam as relações sociais, pretendia possibilitar um planejamento para aperfeiçoar a ordem social, promovendo progresso.
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