sexta-feira, 6 de maio de 2011

AULA 8 e 9 – Aristóteles

A. Filosofia Primeira e Filosofia Segunda.
·        Desde sua origem a Filosofia buscou elaborar conceitos que permitissem compreender o real
·        A trajetória traçada por Parmênides, Platão e Aristóteles busca conceitos que explicassem o ser em geral. Aristóteles a denominou Filosofia Primeira, hoje conhecida como Metafísica.*
Metafísica
Quando as obras de Aristóteles foram organizadas por Andrônico de Rodes (sec.Ia.C), este colocou os escritos de Filosofia primeira depois dos escritos de Física (Filosofia segunda): Meta Física, ou “depois da Física”. Com o tempo, o termo “depois” passou a ser entendido como “além”, por causa de sua busca de conceitos universais, distantes do sensível.
·        A Filosofia Primeira não é primeira na ordem do conhecer, pois Aristóteles admite que todo conhecimento parte da percepção do sensível. Aristóteles a chama assim pois ela busca as causas mais universais (e portanto, mais distantes do sensível) e que são as mais fundamentais na ordem real. É o estudo do “ser enquanto ser”, independente de suas particularidades.
·        A Metafísica fornece à todas as ciências o fundamento comum, o objeto a qual todos se referem e os princípios dos quais dependem, como: identidade, oposição, diferença, gênero, espécie, todo, parte, perfeição, unidade, necessidade, possibilidade, realidade, etc.
·        Nenhuma ciência examina estes conceitos, quem tem este objetivo é a metafísica.
·        A Ciência é o saber que envolve conhecimento dos seres particulares (Filosofia Segunda).

B. A Ciência Aristotélica.
·        Por trás da ciência aristotélica há uma série de noções metafísicas, quanto a natureza dos corpos e do movimento.
·        Aristóteles se refere a quatro formas de movimento:
o   Movimento local: que ocorre na substância.
o   Movimento qualitativo: quando a substância tem uma qualidade alterada. Ex: o analfabeto que aprende a ler.
o   Movimento quantitativo: como o da planta que cresce, pois altera seu tamanho.
o   Mudança substancial: quando um ser passa a existir (geração) ou deixa de existir (destruição).
·        Como o movimento é a passagem da potência para o ato, deve-se identificar as causas desta passagem. São quatro:
o   Causa Material: aquilo de que uma coisa é feita
o   Causa Eficiente: aquilo com que a coisa é feita.
o   Causa Formal: aquilo que a coisa vai ser.
o   Causa Final: aquilo para o qual a coisa foi feita.
EXEMPLO: Quando o artesão esculpe uma estátua: a causa material é o mármore; a causa eficiente é o escultor, a causa formal é a forma que a estátua adquire, a causa final é o motivo, a finalidade para qual a estátua foi feita.
·        Física aristotélica: é a ciência que trata do ser em movimento.
o   Os corpos são classificados a partir da teoria dos quatro elementos do pré-socrático Empédocles: Terra, fogo, ar e água.
o   Os corpos estão dispostos, cada um em seu lugar natural segundo sua essência.
o   Teoria da Queda dos corpos: peso e leveza são qualidades definem formas diferentes de movimento. Ar e Fogo (leves) estão em cima; Terra e água (pesados) estão embaixo.
o   Movimento Natural: quando a coisa retorna ao seu lugar natural. Ao chegar, permanece em repouso.
o   Movimento violento: que altera a ordem natural. São causados pela ação humana.
C. Lógica
·         Chamamos de inferência todo caminho que se percorre e que se alcança uma conclusão.
·         Aristóteles chamou de silogismo a inferência que utiliza duas proposições (afirmativas ou negativas, parcial ou total) para compor uma terceira proposição conclusiva. Vejamos o exemplo:



Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
ß 1ª proposição (premissa maior)
ß 2ª proposição (premissa menor)
ß Conclusão.


·         O que é proposição? à É a expressão de juízo que se faz sobre dois termos: afirma ou nega a identidade entre eles. Tanto a afirmação quanto a negação podem ser totais (todos/nenhum), como parciais (alguns).
·         O que são termos? à São conceitos, como homem, mortal, Sócrates.
·         Assim, no exemplo, a 1ª proposição afirma que os termos “homem” e “mortal” tem identidade. Homem = Mortal. (A=B)
·         O que é premissa? à É uma proposição que se tem como verdadeira e que é base para se concluir novas verdades.
·         Podemos perceber sua regra geral de funcionamento:

A é verdade de B.
B é verdade de C.
Logo, A é verdade de C.

·         De acordo com esta explicação podemos entender por que Aristóteles o chama de silogismo: Silogismo significa “ligação”. De acordo com a regra, o termo B acaba ligando os outros termos (A e C), pois é comum aos dois. Chamamos o termo B, portanto, de termo médio, e os outros dois de extremos, dado que estão inicialmente separados. Este raciocínio liga os dois extremos. Daí que a arte do silogismo é saber identificar o termo médio que ligará os extremos.
·         Estrutura do silogismo:
1ª proposição (premissa maior)
2ª proposição (premissa menor)
Conclusão.
à termo médio = extremo maior
à termo médio = extremo menor
à extremo menor = extremo maior
·         Considerações importantes sobre o silogismo:
1.    Nunca se conclui mais do que já foi dito.
2.    Serve apenas para organizar o conhecimento anteriormente adquirido. Ele não fornece um conhecimento novo.
3.    Seu método serve para verificar se o raciocínio é válido ou não (falso).
O raciocínio considerado falso, por ferir alguma regra de funcionamento ou obtiver conclusão absurda, é chamado Falacia.

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